segunda-feira, 6 de junho de 2011

Mudanças na OAB 2011.1

Conforme o blog Exame de Ordem, na reunião da Comissão de Exame de Ordem da OAB no dia 03/06, foram decididas as seguintes mudanças:
- Diminuição no número de questões da prova objetiva – de 100 para 80;
- Fim da exigência das disciplinas do eixo fundamental (com manutenção das questões de Direitos Humanos);
- Diminuição de uma questão na prova discursiva;
Desta forma, embora ainda não haja posicionamento oficial da OAB, teria sido frustrada a expectativa de reunião das duas fases do Exame de Ordem em um mesmo final de semana, bem como a diminuição da quantidade de exames por ano.
Ainda consoante esta fonte, que tem sido bem criteriosa na apuração das informações sobre o Exame de Ordem, hoje (07/06) será publicado o edital para a OAB 2011.1, com inscrições abertas de 08/06 a 25/06/2011.
Seguindo este cronograma, a prova objetiva seria realizada no dia 17/07/2011. Já a segunda fase estaria marcada para 21/08/2011.
Igualmente teriam ficado agendados os próximos editais deste ano:
26/09/2011 – OAB 2011.2;
29/12/2011 – OAB 2011.3.
Portanto, aqueles que pretendem fazer este a próxima prova do Exame de Ordem devem ficar hoje atentos ao site da FGV (http://oab.fgv.br/), pois ao que tudo indica será hoje publicado o edital, fixando o referido cronograma, que dará ao candidato mais 40 dias de preparação até a data até aqui apurada da prova.
Vamos à luta e boa sorte!!!!
Praetorium Natal

www.praetorium.com.br
Maiores informações: (84) 3206-6705/3088-0979;

MPF divulga locais de prova do concurso para Procurador da República

O Ministério Público Federal divulgou os locais de prova do 25º Concurso Público para Procurador da República, verifique o local de Prova em Natal (Marista) e cidades próximas. Boa sorte na prova!!!
Edital nº 15, de 2 de junho de 2011 - Prova Objetiva do 25º Concurso Público Procurador da República:
O Procurador Geral da República, no uso de suas atribuições legais e observando o disposto no art. 4º do Edital nº 5/2011, publicado no D.O.U., Seção 3, de 25/03/2011, torna público que a Prova Objetiva do 25º Concurso Público para provimento de cargos de Procurador da República será realizada na data, horário e locais abaixo indicados:
Data : 19 de junho de 2011;
Horário: Das 9h às 14h, com fechamento dos portões às 8h30min (horário oficial de Brasília-DF);
Locais:
Natal-RN: Colégio Marista de Natal, Rua Apodi, nº 330 - Bairro Tirol;
João Pessoa-PB: Instituto de Educação Superior da Paraíba - IESP, Rodovia BR-230, km 14, Estrada de Cabedelo - Bairro BR 230 - Cidade Cabedelo (em frente ao Hiper Bompreço);
Fortaleza-CE: Faculdade 7 de Setembro - FA7, Rua Almirante Maximiniano da Fonseca, nº 1395 - Bairro Luciano Cavalcante;
Recife-PE: Faculdade Maurício de Nassau (Bloco "E"), Rua Osvaldo Lima, nº 130 - Bairro Derby;
Segundo o disposto no artigo 36 do Regulamento do Concurso (Resolução nº 110/2011, do Conselho Superior do Ministério Público Federal, publicada no Diário Oficial da União, Seção 1, em 24/02/2011), os candidatos deverão apresentar-se no local designado com antecedência mínima de 30 minutos do horário marcado para início das provas, munidos do Cartão de Identificação e do documento oficial com foto nele indicado.

Aos nossos alunos, mantenham a tranquilidade e tenham certeza que irá dar tudo certo. Boa sorte e sucessos!!! Conte conosco para o que for necessário!!!

http://www.praetorium.com.br/

AGU defende ressarcimento ao CESPE/UNB por reaplicação de Exame de Ordem

AGU defende ressarcimento ao Cespe/UnB em R$ 2,1 milhões por reaplicação da 2ª fase do 3º Exame Nacional da OAB em virtude de fraude:
A Advocacia Geral da União (AGU) entrou com uma ação na Justiça Federal de São Paulo para pedir o ressarcimento de valores gastos pela Fundação Universidade de Brasília (CESPE/UNB) na reaplicação da 2ª fase do 3º Exame Nacional da OAB, do ano de 2010, além de indenização por danos morais. A prova foi reaplicada depois que a Operação Tormenta da Polícia Federal constatou que uma organização criminosa teve acesso ao caderno de questões e revendeu aos candidatos.
Na ação, protocolada pela Procuradoria Seccional Federal (PSF) em Santos contra 35 pessoas e o Instituto de Educação Superior Santa Cecília, os procuradores sustentam que todos os envolvidos devem ser punidos pela prática de Improbidade Administrativa.
De acordo com o processo, somente com a reaplicação da prova o Cespe/UnB teve prejuízo financeiro, além de terem sido registrados danos à imagem da Instituição. Os procuradores solicitaram o pagamento dos danos materiais, morais e honorários advocatícios, além do bloqueio judicial dos bens de todos os envolvidos para garantir o ressarcimento dos cofres públicos.
O caso
Durante a aplicação da 2ª fase do Exame de Ordem, no dia 28/02/2010, um candidato foi flagrado pelos fiscais com um livro que continha manuscritos com as respostas da prova. Por esse motivo a Polícia Federal iniciou uma investigação intitulada "Operação Tormenta" que detectou várias práticas criminosas de desvio e venda do caderno de questões do 3º Exame Nacional da OAB.
De acordo com a investigação, as provas eram armazenadas em um departamento da Polícia Rodoviária Federal onde um dos agentes teve acesso ao material e desviou um caderno de questões, vendendo o material a um particular, que repassou cópia o caderno para terceiros.
A Operação também descobriu que o Instituto de Educação Superior Santa Cecília recebeu o caderno de questões e organizou um curso preparatório aos alunos para garantir que o maior número de candidatos que estudassem na instituição fossem aprovados no exame.
Com a constatação de várias ocorrências de práticas ilícitas foram ajuizadas ações penais, distribuídas na 3ª Vara Federal em Santos, com denúncias por práticas criminosas e que simultaneamente configuram atos de improbidade administrativa.
Improbidade Administrativa
Advocacia Geral destacou na ação que o art. 1º, da Lei nº 8.429/92 determina a apuração e punição dos atos de improbidade realizados por qualquer agente público contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade cuja criação ou custeio dos cofres públicos haja concorrido ou concorra com mais de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual deve ser punida.
Aqueles que, mesmo não sendo agentes públicos, induzam ou concorram para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma, direta ou indireta, também devem responder pelas práticas ilegais.
As medidas judiciais visando o combate à corrupção e a improbidade administrativa, como ocorreu neste caso envolvendo o exame aplicado pelo Cespe/UnB, são ajuizadas a nível nacional pela Procuradoria Geral Federal, que é um órgão da AGU. O objetivo é defender a probidade administrativa e recuperar o patrimônio público das Autarquias e Fundações Públicas Federais.
Mais informações através do endereço eletrônico www.agu.gov.br.
Fonte: PCI concursos.